19.11.08

Pela abolição do racismo!

Em maio de 2008, foram completados 120 anos de abolição da escravidão e, segundo uma pesquisa do IPEA, a população negra será maioria no Brasil em 2010. Mas a abolição não foi capaz de abolir o racismo: a violência policial é cotidiana nas periferias brasileiras e tem a juventude negra como o principal alvo, os negros recebem a metade da renda que recebem os brancos, quilombolas lutam em defesa de suas terras e o acesso da população negra à educação superior continua bastante limitado.

Devemos lutar em defesa das ações afirmativas que têm trazido importantes conquistas e avanços para os jovens e trabalhadores negros, da regularização dos quilombos remanescentes como memória da trajetória de resistência e luta, do incentivo à diversidade através da arte e da cultura negra e contra a violência policial que revela a face mais brutal do racismo principalmente contra a juventude.

Apesar de tudo, o racismo ainda persiste enraizado. Foi e é usado para justificar o genocídio contra os negros e indígenas. Se o racismo ainda está longe de acabar, a luta por sua abolição também: ela continuará em periferias, escolas, centros culturais, locais de trabalho, universidades e ruas. E a juventude é quem deve ser a protagonista desta luta.

“não existe capitalismo sem racismo” [malcolm x]

Nenhum comentário: