28.11.08

Contra a homofobia na Casa do Estudante da UFPE

Por Berlano Andrade

Casos de homofobia vêm ganhando força na Casa do Estudante da UFPE. Insultos e ameaças de morte têm se tornado constantes. A situação se agravou com a chegada das eleições na qual é decidido quem irá compor a gestão da residência estudantil.

Integrantes da chapa “Imagem não é Nada” que tinha em sua composição alguns estudantes homossexuais vêm recebendo várias manifestações de ódio à livre expressão sexual. Após a divulgação do resultado das eleições, um dos membros da chapa “Atitude”, que venceu o pleito, estendeu um lençol azul e gritou que a cor da casa era azul.

Este foi o início de uma série de provocações que se estenderam. Na mesma noite do resultado das eleições membros da chapa vencedora e simpatizantes começaram a gritar frases como "viva o preconceito” e “vamos acabar com os veados". Como vem sendo denunciado, após duas horas de comemorações pessoas ligadas a chapa vencedora retornaram para a Casa ligaram um amplissom com a música "Cowboy Veado" e um deles foi até o quarto de um residente homossexual insultá-lo e ameaçá-lo de morte.

O que deve ser destacado é a própria visão preconceituosa da universidade. No quadro da coordenação de segurança da UFPE um dos códigos de ocorrência é HOMOSSEXUAIS (código 18), ao lado de furto ou assalto (código 1), elemento suspeito (código 2), desordem (3), bêbado/pedinte, doente mental etc.

Deixa claro que no momento em que a luta pela criminalização da homofobia ganha mais adeptos, episódios graves como esse devem ser respondidos com toda a nossa unidade. Que inclua todos os campos de militância GLBT como também outros movimentos sociais. Devemos entender que todas essas formas de opressão são pilares que sustentam a sociedade em que vivemos. A luta contra toda forma de discriminação ao direito a diversidade deve ser ininterrupta e cotidiana. Somente assim estaremos construindo as bases para um novo mundo em que amar não possa encontrar empecilhos.

Berlano Andrade é estudante da UFPE e militante da Juventude Novos Palmares

Nenhum comentário: